5 maiores mitos sobre perda de Gordura

Mito 1 – Controlar quantidade de calorias consumidas é desnecessário

contar-caloriasPara quebrar este mito, apenas te faço a seguinte pergunta, você viajaria o dia todo em um carro sem saber quanto de combustível há no tanque e quanto foi a quantidade de litros que foi colocado na última vez? Logicamente se você não quiser ficar parado na estrada em algum momento, você precisa saber quanto há no tanque, e no corpo humano o nosso metabolismo é um sistema que segue as leis da energia, você precisa queimar mais calorias do que o alimenta, isso nos leva a controlar a quantidade de calorias ingeridas. Não importa como você chame, “contar calorias”, “plano alimentar”, “dieta restritiva”, etc, para perder gordura efetivamente é necessário ingerir menos do que o corpo consome.

De acordo com as leis da física, se você dá o seu corpo um pouco mais de energia do que ele queima a cada dia, uma parte do excesso de energia é armazenada como gordura corporal, e, assim, você ganha peso lentamente. Se você dá o seu corpo um pouco menos energia do que ele queima todos os dias, ele vai acessar as reservas de gordura para obter a energia adicional que precisa, deixando você a cada dia mais magro(a).

Mito 2 – Faça exercícios aeróbicos e você irá perder gordura

sofrer-correndo-para-emagrecerTodos os dias vejo pessoas acima do peso sofrendo em cima de uma esteira elétrica, uma bicicleta ergométrica ou mesmo um elíptico. Estas pessoas imaginam que em algum aparelho destes irá ligar um botão de queima instantânea de gordura no corpo, e não é assim que a coisa funciona.

Exercícios aeróbicos podem melhorar a queima de gordura em duas formas, queimando calorias e acelerando o metabolismo, mas é só isso.

Para compreendermos melhor, vamos falar rapidamente sobre Taxa Metabólica,  Seu corpo queima um certo número de calorias independentemente de quais atividades físicas você praticar, e isto é chamado de Taxa Metabólica Basal (TMB). Seu gasto diário total de energia seria sua TMB somado ao gasto extra durante as atividades físicas. Quando seu metabolismo está acelerado ou desacelerado quer dizer que sua taxa metabólica basal está alta ou baixa. Então seu corpo está queimando mais ou menos calorias enquanto você está em descanso. Aeróbico, especialmente algum com alta intensidade, pode aumentar sua taxa metabólica, através do chamado “afterburn effect” (efeito queima após). Mas existe algo, se você não comer corretamente, aquela pedalada noturna, ou corrida não irá te salvar.

Vamos imaginar que você está tentando perder peso e tem comido involuntariamente 600 calorias a mais que seu corpo queima para o dia. Você faz uma corrida noturna por 30 minutos, o qual queima aproximadamente 300 calorias e talvez mais 100 calorias do efeito “afterburn”, você ainda tem 200 calorias na sua conta, isso significa nenhuma redução nas reservas de gordura, e talvez um aumento.

Então você pode fazer isto por anos e nunca emagrecer, podendo até mesmo engordar.

Mito 3 – Perseguir dietas da moda

dietas-da-modaSurgem dietas da moda todos os dias, embora nem todos as “melhores e mais recentes” dietas são ruins, a enorme abundância de dietas da moda que estão sendo elogiadas por modelos definidos e atores confundem as pessoas sobre qual é o “caminho certo” para perder peso (e de forma compreensível).

O resultado disso já sabemos, é a pessoa ficar pulando de dieta em dieta e nunca conseguir alcançar os resultados desejados.

Independentemente disso, as regras são as regras, e não há dietas extravagantes ou suplementos de óleo de cobra vai ajudá-lo a secar.

A fala é antiga, a melhor dieta é a que você pode seguir. Uma abordagem flexível e equilibrada para comer é de longe a mais agradável e, portanto, a mais eficaz. Depois de experimentar isso por si mesmo, você vai perceber totalmente como quão bobas são.

Mito 4 – Fazer milhares de repetições te deixará definido

muitas-repeticoesMuitos “gurus” recomendam fazer séries com altas repetições pra que você tenha um corpo definido, porém isto é o contrário do que tem que fazer.

A realidade é que seu corpo está configurado para a perda de massa muscular quando você está em um déficit calórico, e concentrando-se exclusivamente na resistência muscular (faixas de maior repetições), você vai configurar-se para a perda de força rápida, com o potencial bem significativo de perda de massa muscular.

A chave para a preservar a força e músculo ao perder peso é levantar pesos pesados. O objetivo é continuar progressivamente sobrecarregando os músculos, o que garante a taxa de síntese de proteínas permanecendo bastante elevadas para evitar a perda muscular.

Um estudo publicado por cientistas esportivos gregos descobriram que os homens que treinaram com pesos pesados ​​(80 a 85 por cento de 1RM – (1RM: Uma Repetição com carga Máxima) ) aumentaram suas taxas metabólicas ao longo dos três dias seguintes, queimando centenas mais calorias do que os homens que treinaram com pesos leves (45 a 65 por cento de 1RM).

E se você quer realmente queimar calorias extras, foque em exercícios compostos, como agachamento e levantamento terra, porque estes são os tipos de exercícios que queimam mais calorias pós-treino.

 Mito 5 – Tentar reduzir gordura localizada

gordura-localizadaPegue qualquer revista fitness, e você verá na capa, “exercícios definitivos para ficar com o abdômen sarado”,  ou algum outro anúncio parecido. Eu também gostaria que fosse assim tão simples.

Enquanto que estudos mostram que um exercício localizado não gera fluxo sanguíneo necessário para aumentar a lipólise de forma significativa.

A realidade é que treinando músculos de uma determinada área de seu corpo queima calorias e pode resultar no crescimento muscular, os quais certamente pode ajudar na perda de gordura, mas não queima diretamente a gordura que a cobre em qualquer grau significativo.

A queima de gordura ocorre no corpo todo simultaneamente, você cria o ambiente de perda de peso interno adequado (um déficit calórico), e seu corpo reduz as reservas de gordura em todo o corpo, com algumas áreas à reduzir mais rapidamente do que outras.

Você pode fazer todas as abdominais que você quiser, mas você nunca vai ter um abdome definido até que tenha reduzido de forma adequada o percentual geral de gordura no seu corpo, e isso é mais uma função da dieta adequada do que qualquer outra coisa.

Concluindo…

Como a construção muscular, muitas pessoas se focam em perder gordura de uma forma completamente errada e, portanto, não conseguem atingir suas metas de peso. Continue seguindo o blog que irei postando algumas regras para seguirmos e colocando-as para trabalhar para nós.

 Fonte: Livro Bigger Leaner Stronger, The Simple Science of Building the Ultimate Male Body - Michael Matthews
CompartilharShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Relato Pré-Treino E.S.P. da Metabolic Nutrition

Atenção, este é um artigo sobre pré-treinos, só consuma estes produtos após avaliação médica verificando se você não possui nenhum problema cardíaco, pressão arterial alta ou baixa, arritmia cardíaca, acidente vascular cerebral, doenças da tireóide, problemas psiquiátricos, diabetes, sensibilidade à estimulantes ou alergias, inflamação da próstata, ou durante qualquer outro medicamento (tal como, mas não limitados a: inibidor da MAO ou SSRI) ou no caso de mulheres de estar grávida e amamentando, casos onde este tipo de produto é contra-indicado.

Após comprar um pote de aminoácidos que depois irei relatar, o vendedor me enviou algumas amostras de pré-treinos, e conforme eu for testando vou relatando aqui.

Começando por este E.S.P. da Metabolic Nutrition, a descrição segundo o site da empresa:

ESP é uma bebida pré-treino cientificamente concebida que combina ingredientes para ajudar a aumentar a energia, prolongar a resistência, melhorar o foco, e estimular-te para um treino mais puxado.
Os ingredientes são rapidamente absorvidos em E.S.P. e irá proporcionar uma explosão de energia estimulante emocionante seu sistema nervoso e dando-lhe foco claro sobre a tarefa em questão. Ao longo do caminho durante o treino, você vai notar a sua energia não cai fora, dando-lhe mais poder com menos fadiga permitindo que você seja mais produtivo, trabalhar mais e mais forte, e dar-lhe a sensação de estar energizado quando você finalmente terminar o seu treino .

E é real, pela primeira vez (que eu vejo) um pré-treino cumprindo realmente o que está na propaganda do seu produtor. Após uns 20 minutos já senti o formigamento da vasodilatação, e já estava com um foco intenso no treino, após o treino eu que estava no maior gás ainda pedalei uns 30km (e olha que eu tinha malhado perna), bem vamos à análise dos componentes do produto:
Ele possui 3 medidas para que você possa adaptar ao seu organismo a melhor dosagem:


esp-1x-small-scoop

esp-2x-small-scoop

esp-1x-large-scoop

esp-other-ingredients

E a mistura que eles não divulgam a quantidade:
E.S.P. Pre-Workout Proprietary Matrix

  1. Beta Alanine Citrate: Auxilia no aumento muscular
  2. 1,3,7-Trimethylpurine-2,6-dione: Cafeína
  3. Methyl Pentane Citrate HCl: Estimulante similar ao DDMA (famoso no Jack3d proibido) aumenta os batimentos cardíacos, causa insônia e ansiedade.
  4. 3,7-dimethyl-1H-purine-2,6-dione: Teobromina, estimulante da família da Cafeína, encontrada no chocolate comumente utilizado como vasodilatador.
  5. N-Acetyl-L-Tyrosine: Tirosina – aminoácido utilizado na síntese da adrenalina, neurotransmissor do corpo humano
  6. Picamilon: Conhecido também como Nicotinoyl-GABA é um composto utilizado para tratar dores de cabeça, depressão, entre outras.
  7. Choline Bitartrate: Composto similar à vitamina B, e é também produzida pelo corpo usado com o intuito de retardar a fadiga;
  8. Calcium Gycerol Gluconate: cálcio
  9. Magnesium Glycerol Gluconate: Magnésio
  10. Potassium Glycerol Gluconate: Potássio
  11. Sodium Glycerol Gluconate: Sódio

Efeitos colaterais possíveis

  • Insônia
  • Falta de apetite
  • Sede excessiva
  • cansaço e dores de cabeça (quando a dosagem é mais alta que seu corpo estaria apto a receber).

Minha avaliação

  • Efeito prometido: 10/10
  • Efeitos colaterais: 8/10 (quanto maior, pior)
  • Custo x Benefício: 8/10
  • Nota final: 9

Consideração final: É um suplemento forte, recomendo iniciar com a dosagem de 3.3g, se essa dosagem já for o suficiente pra vc seu pote irá durar mais de 90 doses, o custo achei bom se comparar à outros pré-treinos e o resultado que ele apresenta é muito bom.

CompartilharShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Início do blog

Bem galera, começo esse blog com o intuito de ajudar quem está entrando ou já é adepto ao life style Fitness, ou Maronba como é comum de se ouvir, venho há alguns anos tentando ficar com um corpo legal, e isto não é apenas pela estética, e sim pela saúde que isso nos proporciona.

Irei nas postagens seguintes dar dicas de treinos pra quem quer transformar seu corpo, baseado em estudos que fiz com pesquisas científicas publicadas e aplicadas no meu dia a dia. Também farei relato de suplementos, como pré-treinos, termogênicos, aminoaciodos, whey e dietas.

Segue abaixo uma montagem do antes, durante e atual para acompanhamento. Da primeira pra segunda foto foram 12 semanas, aí depois fiquei um tempo só mantendo e há uns 3 meses voltei a pegar firme pra crescimento muscular, da primeira para a última foto foram 10 cm a mais no peitoral.

Estagios, antes, há algum tempo e atual
Estagios, antes, há algum tempo e atual

Bem galera, é isso aí, na próxima postagem eu já vou colocar um relato de suplemento e vou seguindo com dicas de treino e dietas.

CompartilharShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone